Confusão Digital

Foursquare – Vamos todos entrar no buzz do “geolocation”

Posted in apps, celular, iphone, social, tech by Evan Cazarosky on dezembro 8, 2009

Há mais ou menos uns 6 meses esse serviço foi lançado nos EUA e hoje já é considerado uma febre, principalmente entre a comunidade geek/hightech. Aqui no Brasil ele chegou há pouco tempo e só fica interessante se você estiver no Rio de Janeiro ou em São Paulo, mas mesmo assim ele já começa a atrair um grande número de “early adopters”, principalmente os viciados em novos aplicativos para iphone.

Não é muito simples explicar o que exatamente é o Foursquare. Na realidade podemos definí-lo ou como um misto de rede social, city guide e geolocation game. Basicamente ele funciona como uma espécia de registro dos lugares pode onde você passou, e logicamente quanto mais vezes e quão maior for a diversidade dos lugares pelos quais você tenha andado, mais pontos você ganha. É tudo muito simples de usar. A localização é feita automaticamente através de coordenadas GPS do lugar onde você esta, assim o aplicativo registra o check-in e começa a atualizar seu histórico. Ontem decidi me render a curiosidade e baixei o aplicativo no meu iphone (também existe uma versão para o Android). Comecei dando uma passada no supermercado na R. Clodomiro Amazonas – Itaim, e mais tarde fui ao estúdio de uns amigos na R. Clélia – Lapa. Isso me rendeu exatos 55 pontos, já sou o 3o no raking, contando a partir de segunda-feira é claro (o raking é resetado todo domingo a meia-noite).

Tornando-se um frequentador assíduo de um determinado lugar, você recebe o título de Mayor (prefeito) indicando sua importância em relação aquele local. É claro que esse status só dura até a próxima pessoa registrar mais check-ins do que você. A lista de sites (lugares registrados como pontos de check-in) ainda é pequena aqui no Brasil, mas a medida que mais usuários aderirem, o banco de dados ficará mais completo. Vale lembrar que é permitido incluir praticamente qualquer tipo de lugar, pode ser seu escritório, o bar onde você encontra seus amigos, o shopping center onde você costuma fazer suas compras, etc.

É bem verdade que nem todo mundo é fan de ficar divulgando o que faz da vida ou por onde passa. Além disso, concordo que depois de um certo tempo, ficar disputando pra ver quem tem mais check-points não é das formas mais efetivas de se atrair a atenção dos usuários. Porém é ai que o componente rede social pode fazer as coisas ficarem mais interessantes. Imagine chegar em uma região da cidade para visitar um cliente e descobrir que tem um amigo seu trabalhando ali pelas redondezas. Descubra o restaurante mais próximo e marque um almoço com ele. Pense no potencial de um serviço que permite visualizar e interagir com outros usuários (conhecidos ou não) que estão no mesmo local que você. Alie a isto a possibilidade de fazer recomendações e comentar sobre todos estes lugares. Vendo por este ângulo, definitivamente o Foursquare pode funcionar como uma ótima ferramenta de recomendação, ou simplesmente uma desculpa pra fazer novas amizades, se é que você me entende😉.

Eu já me tornei um viciado. A cada lugar que chego já saco o celular e faço meu check-in, e olha que o serviço aqui no Brasil esta apenas começando, tenho que cadastrar praticamente todos os lugares que vou. Mesmo assim não me canso do trabalho. A quem diga que será a próxima moda Internet depois do Twitter, o qual acaba de adicionar funcionalidades de localização há algumas semanas. O próprio Facebook, maior rede social do planeta, também esta prestes a integrar “geolocation” em sua plataforma, o que iria efetivamente alavancar essa febre em escala global. Especulações a parte, vale a pena dar uma olhada no Foursquare, além de tudo que já foi escrito aqui, é totalmente FREE. Enjoy!

Tagged with: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: