Confusão Digital

MegaPixel Wars

Posted in fotografia, tech by Evan Cazarosky on janeiro 22, 2010

Quando o assunto é câmera digital, a grande maioria das pessoas acredita na máxima de que os MegaPixels estão para as câmeras assim como o espaço em disco está para os PCs, ou seja, quanto mais melhor. Não necessáriamente.

Um dos segredos de uma boa foto está na forma como a luz é capturada. Outro por certo seria o  equipamento. Tente por exemplo usar seu Nokia N97 para tirar uma foto no escuro. Mesmo com flash, o resultado não é aquela maravilha. E olha que estamos falando de um ótimo celular-câmera. Ainda assim, minha opnião  é clara, câmera é câmera e celular é celular. Enfim,  isso fica para outra discussão. De qualquer maneira, retornando ao tópico central da conversa, se entendermos melhor o processo de captação de luz durante uma fotografia, fica mais fácil saber porque qtdes maiores de Mega Pixels não necessariamente significam melhor resultado.

O processo não é lá dos mais simples mas para resumir, ao tirar uma fotografia a luz é captada através de um sensor, então ela é convertida em sinais elétricos, que por sua vez são convertidos em bits e bytes, no caso das câmeras digitais, compondo a fotografia. Portanto, quanto mais pixels forem capturados pelo sensor, maior qualidade terá a imagem. Contudo não se deixe levar cegamente por esta afirmação. Isto porque o tamanho dos sensores, e dos pixels, também interfere nesta equação.

É por esta razão que antigas câmeras SLR de 6MP ainda podem ser melhores do que sua recém-comprada Cyber-Shot de 12.1MP. A explicação é simples, ocorre que em um equipamento mais profissional como as SLRs (além de uma série outras funcionalidades), o tamanho dos sensores é muito maior, o que basicamente significa maior capacidade de captação. Já nos modelos domésticos, os quais possuem sensores geralmente menores e de baixa qualidade, esta desproporção entre a alta resolução (quantidade de pixels) e a real capacidade captação dos sensores afeta negativamente a qualidade da imagem. Para quem quiser se aprofundar no assunto, segue um link bem interessante.

E quanto a qualidade de impressão ? Será que isso tudo também é verdade quando queremos por exemplo imprimir em tamanho grande ? A resposta é sim, pelo menos no que se refere ao usuário mediano. David Pogue, um colunista de tecnologia do NY Times, fez um teste certa vez comparando a mesma imagem fotograda em três resoluções (5MP, 8MP e 13MP). Depois ele mandou imprimí-las em posters de 40x60cm a 400 dpi, as colocou no meio da rua e pediu para que pessoas espontâneamente identificassem qual seria a foto de resolução baixa, média e alta. Apenas uma pessoa acertou, o resto ou chutou errado ou simplesmente desistiu, justificando que as três eram exatamente iguais.

Moral da história, não pense que fazendo um upgrade da sua câmera de 5MP, comprada lá em meados de 2006, para uma um modelo mais novo de 12MP irá tornar suas fotos melhores. Talvez você apenas gaste mais dinheiro e mais espaço em seu HD para armazená-las, porém não necessáriamente elas ficarão mais nítidas. Na realidade, quando se fala em fotografia digital, o que realmente importa não é exatamente a quantidade de MegaPixels, e sim a qualidade deles.

Tagged with: , ,

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Vitor said, on novembro 4, 2016 at 7:57 am

    Por favor ajudem nem envianão cancelar tuso maiúsculas não consigo envio sair me ajudem

  2. Vitor said, on novembro 4, 2016 at 7:58 am

    Nem enviando cancelar maiúsculo consigo por favor me ajudem nem mesmo que eu enviar sair fica escrito mensagem não enviada

  3. Vitor said, on novembro 4, 2016 at 8:00 am

    Nem enviando CANCELAR da certo por favor me ajudem nem mesmo que eu enviar sair fica escrito mensagem não enviada

  4. Vitor said, on novembro 4, 2016 at 8:01 am

    Nem enviando CANCELAR da não dá eunão consigo cancelar
    por favor me ajudem nem mesmo que eu enviar sair fica escrito mensagem não enviada


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: