Confusão Digital

O que acontece com o Virtua ?

Posted in reclamacoes by Evan Cazarosky on fevereiro 2, 2010

Hoje notei algo estranho quando cheguei em casa por volta das 20.00 hs e comecei a usar meu computador. A conexão estava extremamente lenta. No início, achei que fosse algo relacionado com o site que eu estava utilizando, mas depois de alguns testes conclui que o problema era com o Virtua, meu provedor de banda larga.

Não tenho vergonha de confesar que sou viciado em Internet. Não vivo sem. Meu pacote é de 12Mega, e sem exageros, posso dizer que consigo usar cada Megabit que tenho direito. Justamente por esta razão eu geralmente percebo quando a conexão não está 100%.
Veja bem, é compreensível quando a velocidade não está la essas coisas nos horários de pico, mas hoje a coisa tinha realmente passado de qualquer limite aceitável. Eu parecia estar conectado através de um modem de 56k. Isso me irrita profundamente, afinal estou pagando por 12M, o que não é nada barato.
Na cidade de São Paulo, o Virtua tem sido a melhor opção para banda larga, superando de longe a Telefonica tanto na qualidade de serviço, quanto no atendimento. Por isso achei estranho estar passando por esse problema. Fiz toda a lição de casa, verifiquei todas as configurações, reiniciei modem, roteador, laptop, tudo. Porém infelizmente nada teve resultado. Por fim, resolvi ligar no suporte do Virtua para tentar confirmar se realmente havia algum problema generalizado na rede que justificasse aquela lentidão, e também se eles podiam me dar alguma previsão de normalização.

É claro que eu não consegui nenhuma explicação. Na primeira ligação me informaram que o problema estava no meu roteador wireless. Na segunda vez, após alguns minutos na espera, a ligação caiu misteriosamente. Então eu acabei desistindo e resolvi esperar, na esperança que o problema fosse resolvido ao longo da noite. No momento em que escrevo este post, 00:40 a velocidade melhorou um pouco, porém ainda não voltou ao normal completamente.

Eu sempre procuro me basear em fatos e não em desconfianças quando me dirijo ao atendimento de qualquer serviço. Eu levanto o maior número de informações possíveis em relação ao meu problema antes ligar porque isso agiliza o processo. Não foi diferente desta vez, eu fiz vários testes de velocidade, e ainda usei computadores diferentes, tudo para mostrar ao atendente que o problema não era comigo. Pra ter certeza de que eu não estava errado eu utilizei o SpeedTest, um serviço gratuito, que pode ser utilizado de qualquer navegador ou do seu iPhone. É so clicar em “Begin Test” e aguardar cerca de 30 segundos enquanto ele faz uma espécie de auditoria de velocidade e qualidade da sua conexão. É claro que existem outras variáveis que podem influenciar esta medida, mas o valores apresentados pelo SpeedTest servem como uma boa referência para avaliar a sua banda larga. Por exemplo, pegue um dia em que na sua percepção a banda larga esta funcionando perfeitamente. Anote os resultados, estes serão seus dados de referência. A partir de então, sempre que você estiver em dúvida sobre sua velocidade, execute o teste novamente, e compare com os resultados obtidos neste dia.

Observe no meu caso, a figura abaixo é uma foto que tirei após executar o teste. O resultado é apresentado no centro da tela na forma de dois números. O número na parte superior representa sua velocidade de download, ou o quão rápido você pode baixar arquivos da Internet. No meu caso, eu estava com quase 2M (1.91). Já o número logo abaixo representa o upload, ou seja, sua velocidade de envio, a qual andava a 0.67M ou 670K.

Geralmente o valor utilizado como referência é o download, já que a grande maioria tira maior proveito das altas velocidades para baixar conteúdo, ou seja, fotos, texto, video, tudo que é trazido de algum lugar para seu computador. De qualquer forma, os resultados acima significam que por mais que a precisão seja questionável, e que o provedor legalmente (legislação geralmente praticada) não garante mais do que 70% da velocidade contratada, é nítido que  estou bem longe dos meus 12MEGA. Resumindo, eu não estava maluco, havia um problema sim. E estava me deixando P$&*!. Outro detalhe importante, me lembrei do SMS recebido horas antes no mesmo dia.

Não é de se espantar que o problema ainda estivesse acontecendo durante toda noite. Veja, a razão de estar escrevendo não é pelo problema em si. Problemas acontecem, e estes relacionados com lentidão são os mais difíceis de resolver. Compreendo perfeitamente. O que me deixa irritado, é o simples fato de ser enrolado, desrespeitado como cliente. É óbvio que existe algo de errado, então porque não orientar o tele-atendimento a informar que o problema está sendo verificado e será normalizado em breve. É simples. O que não pode é tratar o assinante como idiota, desligar o telefone na minha cara.

Fica aqui registrado meu protesto.

Tagged with: ,

Deixe uma resposta

